Publicações

A Economia Clássica e a Transição aos Modelos de Capitalismo ESG

Salienta-se que o ESG como pauta da vez consolida uma visão importante que transcende a realidade do contexto das organizações no aspecto econômico, fazendo emergir um Capitalismo que irá se efetivar na consolidação de um real “ESG Vivo”[1]. Para tanto, uma trajetória se percorreu para  a virada da materialização desse tema nas organizações. Afinal, circunstâncias […]

ESG no Mercado Financeiro e de Capitais

A relevância dos temas relacionados aos aspectos ESG, a cada dia mais tem se avançado no do mundo dos negócios. Neste prisma, a nova Carta aos CEOs de Larry Fink da Black Rock, deste ano de 2022, tem como título “O Poder do Capitalismo” remetendo ao fortalecimento do capitalismo de stakeholder. Nesta conjuntura, o documento […]

ESG: a globalização, o capitalismo regenerativo e a regulação dos mercados

Tudo mudou, novas vertentes se apresentam nas organizações com o ESG (Environmental, Social and Governance) e tem movimentado o ambiente dos negócios em nível global.  Isso tem uma relação com o conceito da modernidade líquida de Zygmunt Bauman, em que a sociedade seria marcada pela “liquidez, volatilidade e fluidez”. Ele evidencia a ocorrência de sucessivas […]

A importância do compliance e os reflexos no mercado brasileiro

A instituição de um programa de compliance nunca foi tão discutida como nesses últimos anos no Brasil, vindo ao encontro das surpreendentes revelações advindas das investigações e dos casos de corrupção apresentados no panorama brasileiro. Diante desses fatos, pode-se evidenciar como as organizações envolvidas nos escândalos sofreram consequências diretas na reputação, além de perdas financeiras, […]

Reflexões sobre o livro ‘ESG: O Cisne Verde e o Capitalismo de Stakeholder – A Tríade Regenerativa do Futuro Global’

Um marco se consolida com a publicação do livro ESG: Capitalismo de Stakeholder e Cisne Verde – A Tríade Regenerativa do Futuro Global publicado pela Editora Revista dos Tribunais/ Thomson Reuters, a obra tem o propósito de apresentar o contexto que movimentado o ambiente dos negócios, além de ser um tema de interesse para empresas, investidores, governos […]

Panorama da segurança e privacidade no Brasil

O Brasil se encontra nos dias de hoje com a regulamentação da proteção e privacidade de dados, que se apresenta como um novo panorama no contexto brasileiro. Isto ocorreu principalmente, após a vigência da regulamentação europeia. a General Data Protection Regulation – GDPR em maio de 2018 que aborda a proteção de dados das pessoas […]

O ESG vivo, a sociedade do risco e a economia regenerativa: a revolução copernicana dos mercados

O ESG tem avançado globalmente e a cada dia mais os desafios da sua amplitude, bem como dos seus impactos, ainda se encontram sendo desvendados por grande parte das companhias. Muito embora os aspectos ambientais, sociais e de governança já existissem, muitos deles ficaram interrompidos das agendas, não sendo a prioridade das organizações. Agora, tem-se […]

Compliance, Inteligência Competitiva e o Cisne Negro: como estar estrategicamente preparado para o improvável?

Os riscos denominados “Cisnes Negros” são idealizados como aqueles eventos imprevisíveis, fatos altamente improváveis, mas, que geram alto impacto. Deste modo, devem ser observados sob o enfoque da governança, do sistema de integridade corporativa, do jurídico e da inteligência competitiva para a construção de estratégias que proporcionem êxito nas deliberações a serem adotadas, para preservação […]

ESG, Cisne Verde e capitalismo de stakeholder: novo panorama movimenta o mundo dos negócios

Um tema tem pairado o mundo dos negócios está fundado em três letras  ESG cujo significado é muito abrangente e que passa a ser crucial no mundo corporativo atual. Nessa vertente, salienta-se que os temas ambientais (E – environmental), sociais (S – Social) e de governança (G – Governance) formam o tripé basilar na nova visão organizacional […]

Meio ambiente: a preservação e o desenvolvimento. O sonho do mundo sustentável com o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do milênio

Após1 diversos séculos de degradação ambiental, somados ao pensamento de que a natureza possuiria ‘recursos infinitos’, os recursos naturais foram utilizados desregradamente de forma irracional. Dia após dia, a Humanidade observa as consequências da má utilização da natureza na fauna e na flora. E a água? A poluição de resíduos industriais e lixo, a contaminou. […]

Artigos completos publicados em periódicos

  1. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.; PINHEIRO, R. F. . A Lei Anticorrupção e o Princípio da Boa-fé: desafios da ética corporativa nos contratos empresariais. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 35, p. 199-217, 2016.
  2. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. Medicina Genética: Desafios ao Profissional Médico no Século XXV. Arquivos do Conselho Regional de Medicina do Paraná, v. 30, p. 1-17, 2013.
  3. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.; Maria da Glória Colucci . Meio Ambiente: a Preservação e o Desenvolvimento. O Sonho do Mundo Sustentável com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Informativo Jurídico Consulex, v. XXIV, p. 14-15, 2010.
  4. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. Direito à Saúde do Surdo. A Abordagem do Meio Social, A Inclusão. Prática Jurídica, v. 83, p. 54-55, 2009.
  5. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. A importância da ANS ? Agência Nacional de Saúde Suplementar, no Âmbito da Saúde Suplementar no Brasil. Âmbito Jurídico, v. 55, p. 3040, 2008.
  6. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. A Proteção do Meio Ambiente na Tutela da Promoção da Saúde como Essencial à Sadia Qualidade de Vida e a Abordagem das Células ? Tronco Embrionárias. Âmbito Jurídico, v. 57, p. 3123, 2008.
  7. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. Medicina Preditiva: seus Aspectos Positivos e Negativos em Face do Direito à Privacidade. Âmbito Jurídico, v. 57, p. 3122, 2008.
  8. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. A importância da ANS ? Agência Nacional de Saúde Suplementar, no Âmbito da Saúde Suplementar no Brasil. Justilex (Brasília), v. 67, p. 50-51, 2007.
  9. NASCIMENTO, Juliana Oliveira. Compliance, Inteligência Competitiva e o Cisne Negro: como estar estrategicamente preparado para o improvável? SEGS. segs.com.br, 17 Julho 2017.
  10. NASCIMENTO, Juliana Oliveira. ESG, Cisne Verde e Capitalismo de stakeholder: novo panorama movimenta o mundo dos negócios. Jornal Estadão, publicado em 24 fevereiro 2021.
  11. NASCIMENTO, Juliana Oliveira. O ESG vivo, a sociedade do risco e a economia regenerativa: a revolução copernicana dos mercados. Jornal Estadão, publicado em 23 agosto 2021.
  12. NASCIMENTO, Juliana Oliveira. Panorama da segurança e privacidade no Brasil. Estadão. 24 maio 2019.
  13. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.  Reflexões sobre o livro ESG: O Cisne Verde e o Capitalismo  de Stakeholder – A Tríade Regenerativa do Futuro Global. Estadão. 29 dezembro 2021.
  14. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.  A importância do compliance e os reflexos no mercado brasileiro. Revista Fator Brasil. 23 agosto 2018.

Textos em jornais de notícias/revistas

  1. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. Compliance como Inovação Estratégica para o Setor Público: Governança, Riscos e Controles Internos. Legal, Ethics, Compliance, 31 maio 2016.
  1. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. Corrupção: Mudanças para o Desenvolvimento do Brasil?. Legal Ethics Compliance -LEC, http://www.lecnews.com, 07 mar. 2016.
  1. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. Compliance e Sustentabilidade – Perspectivas do Futuro Corporativo. Legal, Ethics and Compliance – LEC, São Paulo – SP, 29 abr. 2015.
  1. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.; Maria da Glória Colucci . Meio Ambiente: a Preservação e o Desenvolvimento. O Sonho do Mundo Sustentável com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Jornal do Estado (Estado do Paraná), 22 jun. 2009.
  2. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. Panorama da Segurança e Privacidade no Brasil. Estadão, São Paulo.

  3. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.  Profissional da KPMG entre as mais admiradas do Compliance. KPMG South America Cluster, 21 dezembro 2021.
  4. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.  Conheça os finalistas do ranking dos executivos de Compliance Mais Admirados. Análise.com, 1 Julho 2021.
  5. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.  Profissional da KPMG é finalista entre os Mais Admirados em Compliance. KPMG South America Cluster, 23 julho 2021.
  6. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.  ESG: Capitalismo de Stakeholder e Cisne Verde – A Tríade  Regenerativa do Futuro Global. UDOP – União Nacional da Bioenergia, 26 novembro 2021
  7. NASCIMENTO, Juliana Oliveira. Thomson Reuters – Revista dos Tribunais lança obra com tema do mundo corporativo atual. Migalhas, 12 janeiro 2022.
  8. NASCIMENTO, Juliana Oliveira. Reputação das marcas e bilhões em prejuízo: Como o compliance ajuda na continuidade dos negócios? FIEMT, 30 JUNHO 2020.
  9. NASCIMENTO, Juliana Oliveira. Conheça as poderosas do compliance. Estadão, 6 dezembro 2018.
  10. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.  Bajo la Lupa Del Compliance. Ethics – Asociación Peruana de Ética y Compliance.
  11. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.  Sob a Lupa de Compliance. Ethics – Asociación Peruana de Ética y Compliance.
  12. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.  Repensando a (in)igauldade: “Não há vida boa à custa dos outros.” Eurac research, 19 outubro 2021.

Textos completos publicados em anais de congressos

  1. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.; Maria da Glória Colucci . DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, PRINCÍPIOS E LIMITES LEGAIS À PESQUISA EM BIOCIÊNCIAS. In: Bioética: Início da Vida em Foco, 2009, Curitiba-PR. Bioética: Início da Vida em Foco. Curitiba-PR: Champagnat, 2009.
  1. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. A Proteção do Meio Ambiente na Tutela da Promoção da Saúde como Essencial à Sadia Qualidade de Vida e a Abordagem das Células ? Tronco Embrionárias. In: Seminário de Biodireito (Revista Âmbito Jurídico), 2008. Seminário de Biodireito, 2008. v. 57.
  1. NASCIMENTO, Juliana Oliveira.. Medicina Preditiva: seus Aspectos Positivos e Negativos em Face do Direito à Privacidade. In: Simpósio de Biodireito (Revista âmbito Jurídico), 2008. Seminário de Biodireito, 2008. v. 57.